Quem somos

O Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga é um projeto desenvolvido no bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O cursinho iniciou como uma ação de extensão promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEDS/UFRGS), ação esta que vigorou até o ano de 2016. Em parceria com a comunidade da Restinga, surgiu de uma antiga demanda da comunidade e da Associação de Moradores do Núcleo Esperança I da Restinga, devido à dificuldade de acesso a cursos pré-vestibulares na região central e a precariedade do ensino público no que diz respeito à preparação para participar (com reais chances de aprovação) em um concurso vestibular.

O cursinho é uma experiência pioneira no bairro e abre uma possibilidade de preparação viável para o ingresso no ensino superior público. Durante os anos de 2006 e 2007, as aulas foram ministradas na sede da Associação Núcleo Esperança I. Entre 2008 e junho de 2014, o cursinho atuou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini. No segundo semestre do mesmo ano, esteve na Escola Municipal Professor Larry José Ribeiro Alves.

A partir de 2015, se muda para o ASALA, na Restinga Nova, onde encontra-se sediado.

Hoje o cursinho é uma ação totalmente voluntária, sem vínculo com a Universidade ou qualquer outro órgão governamental ou particular, que funciona a partir da iniciativa de seus educadores, que realizam todas as tarefas administrativas e pedagógicas.







Aula inaugural de 2014



As aulas ocorrem no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda à sexta-feira. Aos sábados são ministrados grupos e outras atividades previamente programadas. Entre os principais objetivos do curso, podemos destacar:
  • Refletir o que é educação popular, problematizando a lógica da educação tradicional;
  • Promover a conscientização do direito ao ensino superior público;
  • Despertar nos educandos a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades tornando-os protagonistas de suas histórias;
  • Discutir sobre o acesso e permanência na universidade;
  • Permitir uma qualificação dos educadores por meio dos diálogos com os saberes populares;
  • Buscar trabalhar os conteúdos necessários para a aprovação no concurso vestibular da UFRGS a partir da realidade dos educandos.

Entrevista com os candidatos para o cursinho em 2012:


Fonte: TV Restinga na Web